Serranópolis participa de assinatura do protocolo de intenções de retomadas das obras da Unila
Secretaria de Educação, Cultura e Esportes
seg, 09 jul 2001 - 21:00
Na última terça-feira, a coordenadora pedagógica, Diana Maria Schenatto Bertin, representou o município de Serranópolis do Iguaçu na Cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica para retomada da construção do campus em da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). A cerimônia foi realizada pelo Governo Federal/Ministério da Educação, Itaipu Binacional e Unila.
O encontro contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que além de anunciar a retomada das obras do campus, também anunciou o repasse de R$ 17 milhões de reais da Itaipu Binacional ao Governo do Paraná, voltados para a aquisição de equipamentos para 278 escolas de 54 municípios do oeste do estado e a destinação de recursos para a venda de imóveis de Itaipu para a construção de 200 moradias populares em Foz do Iguaçu (PR).
Campus Niemeyer
O Campus Niemeyer da Unila é o último projeto assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, falecido em 2012. Para retomada das obras serão investidos R$ 600 milhões de reais dos caixas da Itaipu Binacional. Além do valor para construção, a hidrelétrica também doou o terreno onde está sendo construída a Universidade.
Com as obras paradas desde 2011, quando a empresa abandonou a construção alegando desequilíbrio econômico-financeiro. Com o protocolo assinado, a previsão de conclusão será de três anos a partir da retomada.