Vigilância em Saúde alerta para o aumento de casos de dengue no município
Secretaria de Saúde
qua, 03 mai 2023 - 21:00
Nas últimas semanas ocorreu um aumento significativo dos casos de dengue no município. Segundo dados da Vigilância em Saúde foram registradas 167 notificações neste ano epidemiológico que vai de agosto de 2022 a agosto de 2023.
Dos 167 casos notificados, 82 foram descartados, 61 estão em investigação e 24 foram confirmados. Dos 24 casos confirmados, 13 são importados (que são os casos de pacientes que contraíram a doença em outros municípios) e 11 são autóctones (quando o paciente contraiu a doença em Serranópolis do Iguaçu).
O que preocupa a Vigilância em Saúde é que mesmo com o aumento dos casos de dengue, não há uma colaboração da população para eliminar os focos de criação do mosquito transmissor da dengue.
A Diretora da Vigilância em Saúde, Alice Back, alerta que com 14 casos autóctones, constata-se situação de epidemia e que estamos muito próximos de atingir esses números.
"Nós continuamos encontrando focos. Mosquito tem nosso município. Até o momento eles não estavam infectados, mas com a chegada de casos importados os mosquitos foram contaminados e assim iniciamos o ciclo de casos autóctones. Pedimos que a população cuide, que elimine a água parada em pneus, lonas em fundo de quintal, pratinho das plantas, vasilha de água do cachorro, enfim todos os locais. Já tivemos pacientes internados, casos graves que servem como alerta, pois um dia podemos perder pessoas que amamos por nossa negligência", enfatizou a diretora.
Além da Dengue, o aedes aegypti, também transmite doenças chikungunya e o Zica Vírus. Mesmo não tendo nenhum caso confirmado dessas outras doenças, é preciso atenção, pois cidades vizinhas apresentam muitos casos registrados, conforme explica Alice.
"Ainda não temos nenhum caso de chikungunya, nossa preocupação é muito grande pois os municípios vizinhos tem muitos casos e temos muitas pessoas que transitam nesses locais. Então para chegar a doença aqui é muito fácil já que esta doença é transmitida pelo mesmo mosquito que transmite a dengue", finalizou.
Proteja quem você ama, evite água parada e elimine criadouros do mosquito.