18 de maio. Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Secretaria de Assistência Social
sex, 20 mai 2016 - 15:19
Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta quarta-feira (18), diversas atividades para destacar o Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Caso Araceli
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.
No Brasil o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.
Serranópolis do Iguaçu
Em Serranópolis do Iguaçu foram desenvolvidas diversas atividades, tendo início com a palestra ministrada por Eliana Scherbak que abortou o tema: Quem Mal Me Quer? Abuso e Exploração Sexual na Infância e Adolescência.
As atividades se estenderam durante todo o dia, onde os alunos receberam orientações sobre Abuso Sexual na Infância e Adolescência. Um espaço foi montado com brinquedos infláveis para diversão das crianças e adolescentes que também receberam pipoca e materiais de divulgação.
Todas as atividades do dia 18 de maio têm a intenção de orientar as crianças e adolescentes de seus direitos e destacar a data para mobilizar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.