Neste ano, Serranópolis ganhou 36 novas empresas
Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo
qui, 04 dez 2014 - 14:22
Na manhã desta quinta-feira (04), membros do Comitê Gestor de Desenvolvimento do Município de Serranópolis do Iguaçu, se reuniram com autoridades locais e consultores do SEBRAE, para avaliar ações e resultados deste ano e traçar metas para o próximo ano.
No início dos trabalhos, o empresário Leandro Maino, sócio-proprietário da Politherm, fábrica de isolamentos térmicos e telhados, que recentemente se instalou na área industrial do Município também participou da reunião. Leandro comentou do apoio recebido para que trouxesse a empresa de Medianeira para Serranópolis. Ainda, explicou que não vai precisar sacar o recurso do FUMDESI (Fundo Municipal de Desenvolvimento Empresarial de Serranópolis do Iguaçu), que estava destinado à sua empresa, no valor de R$ 70 mil reais, para custear investimentos no barracão e novos equipamentos. Maino fez questão de destacar os benefícios que percebe em sua produção com a nova sede. Além de comentar dos novos projetos de crescimento da indústria em Serranópolis do Iguaçu.
Novas empresas
Além da Politherm, outras 35 novas empresas surgiram em Serranópolis neste ano de 2014. O número que era de 218 empresas no final de 2013, cresceu para 254 até agora. Destas, 214 são MEI (Micro Empreendedor Individual), contra 96 que havia em dezembro do ano passado.
Além de contar com uma área industrial, o Município se destaca com Leis de incentivo aos empresários e programas que trazem diversos benefícios, como subsídios de juros de financiamento a empréstimos pelo FUMDESI. Outro destaque é a parceria que Serranópolis tem com o SEBRAE, desenvolvendo vários cursos, programas e acompanhamento contínuo, capacitando o empresário para que desenvolva cada vez melhor a sua atividade.
De modo especial a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo atende também como Sala do Empreendedor, que acaba sendo um posto avançado do SEBRAE no atendimento a Micro e Pequenas Empresas. Parceria que vem ganhando destaque e pela segunda vez no ano, a Sala em Serranópolis, foi premiada como uma das melhores da região na qualidade e profissionalismo no atendimento, na avaliação feita pelo SEBRAE, através do cliente oculto.
Desenvolvimento
Durante a reunião foram definidas algumas estratégias de desenvolvimento para o próximo ano. Que após alguns apontamentos, ficou definido que o Município terá uma atenção especial na formação dos agentes públicos envolvidos com as compras e licitações da prefeitura, para valorizar e incentivar as empresas locais para que tenham uma maior participação no fornecimento de produtos e serviços para o Município. Para tanto, o SEBRAE deverá fazer a capacitação destes profissionais, coordenados pela Sala do Empreendedor local.
Além disso, será dada continuidade no Programa Negócio a Negócio, com consultorias direcionadas diretamente aos micros e pequenos empresários. Ainda, foi confirmado pelo SEBRAE que durante o ano de 2015, Serranópolis receberá seis oficinas para os empresários: quatro no decorrer do ano e duas em abril, na Semana do Empreendedor.
Ao final da reunião, o Comitê Gestor avaliou como de extrema importância a parceria entre a Prefeitura e o SEBRAE nas ações que geram o desenvolvimento e melhorias para empresas e empresários do Município.