Alfabetização, um processo de inclusão
Secretaria de Educação, Cultura e Esportes
qui, 17 jul 2014 - 11:28
Paralelo ao trabalho de escolarização de educação de jovens e adultos, que ocorre na Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu, o município também oferta o Programa Paraná Alfabetizado com o objetivo de garantir o acesso à leitura e escrita e possibilitar condições para continuidade da escolarização.
Atualmente está em funcionamento uma turma deste Programa na Vila Rural, sendo que as aulas acontecem no período noturno com prazo de 8 meses.
Os participantes estão demonstrando interesse e motivação no trabalho que vem sendo desenvolvido pela alfabetizadora da própria comunidade Jaqueline Kreutz de Moura.
Segundo a coordenadora e professora do Programa local, Lorecí Elsenbach, é importante esta articulação é de suma importância a articulação de ações governamentais e de toda comunidade no sentido de garantir o processo de alfabetização de forma a superar as diversas situações de exclusão em que se encontra a população não alfabetizada. Além disso, integrar-se à sociedade letrada, como direito de cidadãos e trabalhadores tornando-se sujeitos participativos”, frisa Lorecí.