Serranópolis desenvolve atividades complementares com alunos da rede municipal
Secretaria de Educação, Cultura e Esportes
qui, 03 mai 2018 - 08:35
O PAC - Programa de Atividades Complementares é oferecido pela Secretaria Municipal de Educação no contraturno escolar aos estudantes das turmas de 4° e 5°s anos, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
O programa tem como propósito ampliar conhecimentos nestas disciplinas, promover a interação, a socialização e a formação do indivíduo desenvolvendo assim, o senso crítico e questionador do aluno.
As aulas de Língua Portuguesa são ministradas pela professora Diana Maria Schenatto Bertin - Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
A didática utilizada nestas aulas é baseada em atividades de leitura, produção, interpretação e análise linguística, com atividades voltadas à compreensão e o reconhecimento dos gêneros, sua função social, finalidade e o seu contexto de produção.
Compreendemos que a leitura contribui para a formação crítica do sujeito, seu desenvolvimento pessoal e o conhecimento de mundo, ela amplia no aluno as possibilidades de agir e interagir na/com a sociedade. O texto, nessa perspectiva, consiste em uma produção de sentidos ofertado ao leitor que será transformado por ele, por meio de um processo dialógico. Nesse sentido, podemos dizer que a leitura é uma necessidade fundamental e deve estar presente no processo de ensino aprendizagem e na formação do sujeito.
Já as aulas de Matemática são ministradas pela professora Rosélia Sezerino Fenner – Psicopedagoga e integrante do Time de Autores dos planos de aula de Matemática para Nova Escola. Este grupo é uma comunidade formada por professores experientes nos processos de ensino e aprendizagem, que geram e compartilham conhecimentos sobre educação.
Os planos de aula aplicados nas aulas de Matemática já estão alinhados à nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular), contemplam atividades que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, tendo espaço para pensarem em suas próprias estratégias, compartilhar com a turma, realizar comentários, trabalhar em grupo, discutir todas as soluções possíveis.
A aprendizagem de Matemática acontece muito mais em situações de erro, do que quando o professor dá tudo pronto. O erro pode se transformar em oportunidades riquíssimas de aprendizagem. Queremos que os alunos através do esforço produtivo se mantênham interessados, pensem, investiguem, duvidem, para que possam formar uma comunidade de pensadores.
Nestas aulas os alunos também têm oportunidade de frequentar a sala de informática realizando pesquisas, acessando jogos educativos e algumas noções sobre como usar o Word e o Paint.
Além disso, também são desenvolvidas atividades psicomotoras, fora da sala de aula que promovem o desenvolvimento da atenção, concentração, agilidade mental, raciocínio lógico, senso estratégico entre outras habilidades.
Enquanto educadoras, estamos em comum acordo com Rubem Alves que diz que o professor deve preparar a sua aula, da mesma maneira que o chefe de cozinha prepara sua comida...TEM QUE SER PRAZEROSO”.
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