Saiba mais: O que é ZiKa Vírus
Secretaria de Saúde
ter, 08 dez 2015 - 08:42
A Administração Municipal através da Secretaria de Saúde intensifica as medidas de prevenção contra o Zika Vírus, por conta dos casos confirmados em município vizinho, atenção precisa ser redobrada.
O que é Zika Vírus
Febre Zika é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes ]Aegypti, mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya. O vírus Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, em Uganda. Entretanto, somente em 1954 os primeiros seres humanos foram contaminados, na Nigéria. O vírus Zika atingiu a Oceania em 2007 e a França no ano de 2013. O Brasil notificou os primeiros casos de Zika vírus em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia.
Transmissão do Zika vírus
No Brasil, o Zika vírus encontrou no Aedes Aegypti o responsável por sua transmissão.
Sintomas de Zika Vírus
Os sinais de infecção pelo Zika Vírus são parecidos com os sintomas da dengue, e começam de 3 a 12 dias após a picada do mosquito. Os sintomas de febre Zika são:
• Febre (entre 37,8 e 38,5 graus);
• Dor nas articulações mais frequente nas articulações das mãos e pés, com possível inchaço;
• Dor muscular (mialgia);
• Dor de cabeça e atrás dos olhos;
• Vermelhidão ou inflamação da pele, acompanhadas de coceira. Podem afetar o rosto, o tronco e alcançar membros periféricos, como mãos e pés.
Tratamento de Zika Vírus
O tratamento para o Zika Vírus é sintomático. Isso que dizer que não há tratamento específico para a doença, só para alívio dos sintomas. Para limitar a transmissão do vírus, os pacientes devem ser mantidos sob mosquiteiros durante o estado febril, evitando que algum Aedes Aegypti o pique, ficando também infectado.
Prevenção
O mosquito Aedes Aegypti é o transmissor do vírus e suas larvas nascem e se criam em água parada. Por isso, não deixe acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas, pneus, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas de água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos, lixeiras, entre outros.