página inicial

Sábado é dia D de mobilização contra a Dengue

Secretaria de Saúde
qui, 20 fev 2020 - 15:34

O Município de Serranópolis do Iguaçu esta em epidemia de Dengue. Desde o início do calendário epidemiológico (agosto de 2019) foram notificados 39 casos de dengue, desses 16 foram descartados, 6 aguardam resultado e 17 casos foram confirmados, sendo 14 novos casos de Dengue na última semana.

O último boletim da dengue divulgado no dia 18 pela secretaria da Saúde do Paraná registra 26.692 casos confirmados de dengue no estado; com 6.129 casos a mais que a semana anterior que trazia 20.563 confirmações. O aumento é de 29,81%.

Dez novos casos de óbitos por dengue foram confirmados e o total agora sobe para 23. O período de monitoramento teve início em 28 de julho de 2019.

O secretário da Saúde do Estado explicou que a dengue é hoje uma das patologias mais fáceis e ao mesmo tempo mais difíceis da gestão da saúde.

"Quando digo que é uma doença fácil é porque temos o mapeamento do fluxo dela, conhecemos o manejo clínico e monitoramos a circulação do vírus . Mas, é difícil porque a prevenção depende de uma mudança de hábitos; cuidar de todo ambiente, interno e externo de uma residência, empresa e prédio público é um desafio, e a eliminação de pontos que acumulam água parada deve ser feita diariamente", disse Beto Preto.

No próximo sábado, o Município de Serranópolis irá realizar o dia "D" de mobilização contra a dengue. Será realizada ações de orientação e conscientização dos moradores, além de recolha de lixo que possa acumular água.

O Governo Municipal solicita a todos os moradores que ajudem nessa batalha, recolha todo lixo que possa acumular água (baldes velhos, copos, tampinha de garrafa, pneus, sacos plásticos, garrafas plásticas, vasos de plantas) e deposite em frente as residências dentro de sacos de lixo (pode ser utilizado também as bolsas de ráfia) neste sábado.

Ajude você também, reúna sua família, seus amigos e vizinhos e ajude a acabar com os criadouros do mosquito.

O dever e responsabilidade é de todos e todos precisam ajudar.