página inicial

Doação de Sangue cai no Paraná e ações são realizadas para incentivar o ato em Serranópolis do Iguaçu

Secretaria de Saúde
ter, 02 jun 2020 - 10:50

O mês de junho é historicamente considerado o mês de incentivo à doação de sangue, porém, a divulgação dos números de doações de janeiro a maio deste ano (2020) gerou uma grande preocupação, pois foram doadas aproximadamente 11 mil bolsas de sangue a menos em comparação ao mesmo período de 2019.

O Governo Municipal de Serranópolis do Iguaçu anunciou na manhã desta segunda-feira (01), que irá intensificar as ações de incentivo à doação de sangue no município através de campanhas nas redes sociais. Um exemplo disso é a mudança da cor do Portal da Transparência do município que já está sendo exibida na cor vermelha.

Para a voluntária Rosani Utzig da ADOSSI - Associação dos Doadores de Sangue de Serranópolis do Iguaçu, a doação de Sangue é necessária para que vidas sejam salvas, "A importância de se doar sangue é imensa, sabendo que é um bem precioso e pode salvar muitas vidas. Cada doação pode salvar até quatro vidas", reitera Rosani.

A atuação da ADOSSI consiste em manter uma lista de doadores de sangue e intermediar o contato com as pessoas que precisam repor o sangue utilizado por seus familiares.
Depois de intermediar os contatos entre os doadores, família e banco de sangue, a Associação repassa a listagem para a Secretaria de Saúde do Município, que faz o transporte dos pacientes até o local de doação.

Segundo o secretário municipal de saúde Alex Roveda, o município não mede esforços para ajudar nessa causa, "A Secretaria Municipal de Saúde mantém o transporte de doadores de sangue sempre que necessário, ajudando a quem precisa, salvando vidas. O objetivo é ampliar sim as doações, por isso a colaboração da população é necessária.", finaliza o secretário.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Para doar sangue é necessário estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:

- Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
- Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
- A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para a mulher.
- O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Para mais informações acesso o site do Ministério da Saúde: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-sangue