Covid-19, entenda quais os sintomas mais frequentes no início
Secretaria de Saúde
ter, 28 jul 2020 - 21:00
O período do ano aliado a troca constante de temperatura tem aumentado a quantidade de pessoas com sintomas gripais. Sintomas estes que se confundem com sintomas da Covid-19.
Conforme levantamento da Vigilância Epidemiológica do município, é possível destacar quais são os sintomas iniciais em pacientes confirmados da Covid-19. Sintomas de febre, tosse, dor de garganta e dor de cabeça são mais frequentes, com destaque para a tosse, presente em mais da metade dos 96 casos confirmados.
A Secretaria Municipal de Saúde através da vigilância epidemiológica vem desenvolvendo um trabalho mais aprofundado na busca dos casos da Covid-19 no município. Exames de RT-PCR estão sendo realizados em pacientes que convivem na mesa residência dos pacientes confirmados e 25% não apresentavam sintomas quando feita a coleta.
A busca ativa de casos mesmo sem a presença de sintomas melhora o acompanhamento dos pacientes, já que possibilita o tratamento precoce dos casos diminuindo assim o seu agravamento.
Juntamente com a realização de exames, a equipe de vigilância epidemiológica tem feito visitas domiciliares para o acompanhamento da situação de saúde do paciente através de verificação de temperatura e oxigenação sanguínea.
"O que acontece em pacientes com Covid-19 é o que chamamos de hipóxia silenciosa (queda nos níveis de oxigenação), a pessoa não percebe a falta de ar. Dependendo do nível de oxigenação é necessário intervenção médica e já conseguimos saber se o paciente vai evoluir para sintomas mais graves", explica o Dr. Fernando Ricardo Santin, médico responsável no atendimento aos pacientes com sintomas gripais na Unidade de Saúde em Jardinópolis.