Queda na arrecadação nos dois primeiros meses deste ano foi de 7,6%
Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças
qua, 18 mar 2015 - 10:36
O município de Serranópolis do Iguaçu tem enfrentado uma queda na arrecadação municipal nos dois primeiros meses deste ano de 2015. Considerando as duas maiores receitas do município que são o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e o ICM (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) a arrecadação diminuiu 7,6% nos dois primeiros meses se comparada com a média do ano passado.
No ano de 2014 a média de arrecadação fechou em aproximadamente R$ 1,6 milhões por mês. Considerando este valor, a queda nos dois primeiros meses deste ano de 2015 representa aproximadamente R$ 122 mil. Valor que seria suficiente para comprar uma ambulância.
Gastos aumentaram
Todos os contratos de prestação de serviço e vendas de produtos foram reajustados em aproximadamente 8%, além de gastos muito acima deste percentual, no caso da tarifa da luz elétrica.
Os funcionários públicos receberam reajuste salarial no início deste ano. Os professores receberam 12,5% de reposição. Todas as demais despesas sofreram aumento.
O município, ainda no ano passado havia projetado um orçamento de 10% acima que o de 2014, já prevendo estes aumentos, mas a realidade foi exatamente o contrário, em vez de aumentar, a arrecadação foi diminuída.
Dificuldades
Com este cenário de crise econômica em ambas as esferas governamentais, o município certamente continuará enfrentando dificuldades financeiras, pois até o momento não há previsão de melhora neste cenário.
A atual gestão vem enfrentando dificuldades financeiras desde o início de 2013 e tem sempre conseguido superar os desafios.
Contas em dia
Todos os fornecedores do município de Serranópolis do Iguaçu tem recebido em dia. A folha de pagamento fielmente tem sido paga em dia. Todas as demais obrigações financeiras do município estão sendo pagas em dia.
Com toda esta situação de dificuldade financeira o município tem ainda conseguido fazer investimentos em obras, aquisição de ambulâncias, aquisição de vans, máquinas e implementos agrícolas e mantido a qualidade da saúde, educação, assistência social e também o auxílio para empresas.
Previsão
A previsão é de que esta crise econômica do País continue causando dificuldades financeiras no município e com isso possivelmente alguns serviços terão que serem suspensos para que se possa adequar a despesa à receita.
A equipe toda está empenhada em buscar recursos e administrar o dinheiro público com respeito e responsabilidade, seguindo os princípios da ética e da economia.
Para o Prefeito Municipal, Luiz Ferri, este cenário preocupa “estamos sempre atentos aos índices para saber o que podemos gastar, cumprindo a legislação e mantendo os serviços. Todas as nossas contas estão em dia e é desta forma que vamos continuar, honrando os compromissos e administrando de maneira séria o dinheiro público”, enfatiza Ferri.