Dois Trechos de calçamento foram inaugurados em Serranópolis
Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças
qua, 03 jun 2015 - 16:16
A Administração Municipal realizou a inauguração de dois trechos de pavimentação poliédrica (calçamento). O evento foi na quarta-feira (03) e contou com a participação dos moradores da Linha Farroupilha e Linha Bento Gonçalves.
No total são mais de 2 mil metros de obras já concluídas através de uma parceria com o Governo do Estado e Município.
Estas melhorias eram antigas reivindicações dos moradores destas localidades e foram atendidas pela atual gestão.
O trecho de calçamento da Linha Farroupilha foi nominado de Estrada Rural Valdecir Ghiotto e na Linha Bento Gonçalves foi nominado Estrada Rural Pedro Ghiotto. As nomeações foram realizadas conforme vontade dos moradores de ambas as linhas.
Para o Prefeito Municipal, Luiz Ferri, é gratificante poder dar mais condições de tráfego aos moradores destas linhas "estamos trabalhando com o objetivo de realizar a implantação de calçamento em todas as comunidades de nosso município. Inauguramos estas duas obras e outras estão em andamento e ainda por concluir. Estamos empenhados em trabalhar pelo desenvolvimento de nosso município", frisa Ferri.
Histórico Valdecir Ghiotto
Valdecir nasceu em 30/06/1983 em Serranópolis do Iguaçu. Sempre residiu neste município onde estudou no Colégio Estadual Presidente Kennedy. Em seguida cursou Técnico Agrícola na cidade de Camboriú, Santa Catarina. Após adquirir a formação retornou para Serranópolis do Iguaçu, onde morou com seus pais: Paulo e Carmem.
Sua paixão era cuidar das abelhas e colher o mel. Sempre participou de forma atuante no grupo de jovens de Flor da Serra (JUPI), que juntamente com todo o grupo desenvolviam diversas atividades de recreação e diversão. O trabalho na lavoura, principalmente como operador de máquina, era uma ocupação para Valdecir.
Valdecir sempre gostou de sair com os amigos, se divertir e aproveitar o que de melhor à vida pudesse lhe oferecer, as amizades verdadeiras, a alegria de viver, e participar dos jogos de futebol.
Era conselheiro da Coofamel (Cooperativa Agrofamiliar Solidária dos Apicultores da Costa Oeste do Paraná), cooperativa sediada em Santa Helena, com a qual Valdecir trabalhava em parceria na comercialização de mel e auxiliava no fornecimento destes produtos para a merenda escolar.
Na segunda-feira, dia 11 de agosto de 2014, Valdecir saiu de casa por volta das 11:00 horas e disse “vou tratar as abelhas e logo volto”.
No trajeto entre sua casa e o local onde eram mantidas as abelhas ocorreu um acidente, onde um veículo bateu em uma motocicleta. O motociclista era Valdecir, que ali, na beira da estrada já se encontrava em óbito.
Neste momento se encerrava esta história onde todos nós pudemos acompanhar e se iniciava uma outra etapa, onde com certeza, Valdecir está em um local confortável, em paz e com a gratidão de ter contribuído para um mundo melhor, através da sua simplicidade, honestidade e humildade com todas as pessoas.
A sua marca ficará para sempre neste município e as belas ações sempre serão lembradas.
Valdecir foi um exemplo de ser humano, partiu aos 31 anos deixando estas belas lembranças que serão mantidas para a eternidade.
Histórico Pedro Ghiotto
Pedro Ghiotto nasceu no dia 17/02/1938 em Ijuí, Rio Grande do Sul. No ano de 1960 casou-se com Olinda Maria Goi e neste mesmo ano vieram ao Paraná.
A família se instalou na Linha Bento Gonçalves em Serranópolis do Iguaçu, onde sempre trabalharam e criaram os filhos.
Pedro e Olinda tiveram um filho (Leonir) e cinco filhas (Nilze, Inês, Nélci, Margarete e Sandra).
A vida sempre foi de muito trabalho. O dia a dia era buscar uma vida melhor para a sua família.
Quando não estava na lavoura plantando e colhendo, Pedro auxiliava na conservação da estrada pela qual toda a linha tinha acesso. Com seu trator e uma lâmina improvisada, e contando com a ajuda de alguns vizinhos, era realizado o trabalho de melhorias na estrada.
O objetivo principal sempre foi o de ajudar as pessoas. Fazer o bem e buscar o desenvolvimento.
Os trabalhos eram realizados em mutirão pela maioria dos vizinhos, principalmente na época de trilhar milho e soja, tudo feito manual com a utilização de uma trilhadeira.
Quando não estava ocupado com as tarefas na lavoura, a sua diversão era a pescaria. Muitas vezes Pedro saia na companhia dos amigos para pescar e era a atividade que ele mais gostava de fazer.
Pedro acreditava que com o esforço de cada um e o trabalho honesto todos pudessem ter um futuro melhor.
Sua liderança na comunidade era conhecida pela maioria dos moradores da época e se mantém viva até hoje, com a lembrança deste homem que construiu a sua história junto a comunidade Bento Gonçalves em Serranópolis do Iguaçu.
Pedro faleceu aos 63 anos de idade, no dia 24/05/2001, deixando o seu exemplo de perseverança, trabalho e igualdade.
Mais fotos em nossa página no facebook: