Histórico de Deolindo Lissa Dal Prá
Homenagem - Calçamento Linha Pedra Branca
Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças
ter, 19 dez 2017 - 13:55
Deolindo Lissa Dal Prá, nascido em Junho de 1926 na cidade de Guaporé RS. Nesta região em que cultivava uvas, também realizava trabalhos como marceneiro e carpinteiro e foi em Maio de 1965, que juntamente com a esposa Ida Gueno Dal Prá que chegou à estas terras. Juntos tiveram 8 filhos, sendo 6 gaúchos e 2 paranaenses: Lenoir, Delneide, Jorge, Luiz (in memorium), Oristela, Fátima, Laudete e Pedro. Destes, resultaram 22 netos e 10 bisnetos.
Na época, Deolindo construiu antecipadamente um galpão de madeira, para alojar a família quando chegasse de mudança, pois a mata era densa. Assim que se instalaram, logo continuou prestando seus trabalhos de construtor (marceneiro e carpinteiro), tanto que foi o responsável por construir o Clube Cruzeiro, pavilhão de festas de Santo Antônio Pinheirinho e ergueu o sino da capela São José do Alto Pinheirinho (que continua no local até hoje).
Juntamente com o senhor Zandavalli, montou uma serraria e anos mais tarde, também construiu um moinho de milho, onde a vizinhança podia trazer suas bolsas de sementes sobre carroças ou no lombo de um cavalo, para transformar em farinha ou ainda descascar arroz.
Deolindo gostava muito de música, especialmente gaita e jogava bocha junto com os amigos na comunidade.
Faleceu em 14 de Junho de 1972 com 46 anos de idade.
Por ser um dos pioneiros desta localidade e pelo histórico de vida e determinação, recebeu esta homenagem.
Mais fotos em nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/pg/serranopolisdoiguacu/photos/?tab=album&album_id=1483423251764697