página inicial

Históricos Orlando Bellon/José Dembogurski

Homenagens - Calçamento Linha Bellon

Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças
ter, 19 dez 2017 - 14:23

HISTóRICO ORLANDO BELLON

Orlando Bellon, nascido em 14 de setembro de 1939 na cidade de Ijuí, Rio Grande do Sul, casou-se com Cecília Telka Bellon no ano de 1961. Juntos tiveram 7 filhos: Osvaldo, Agostinho, Jorge, Mauro (in memorium), Cláudio, Salete, Marcos e 16 netos.

Foi ainda no ano de 1961 que Orlando chegou à região que ainda não tinha nome.

As dificuldades foram muitas para chegar até o local em que se encontra a propriedade até hoje, devido a quantidade de mata nativa que fechava todo o percurso. Vindo do Rio Grande do Sul, através da Estrada do Colono, foi costeando a mata e se instalaram em suas terras.
A família sofreu com a Revolta de 61. Medo, angústia, insegurança e Orlando teve que defender a esposa e os filhos dos jagunços.
Período difícil e de muito sofrimento.

Sendo pioneiros da localidade, Dona Cecília relembra que inicialmente foi em um barraco construído de madeira, coberto com folhas de coqueiro, com simples bancos feitos de tábuas que as primeiras famílias se reuniam para as orações. Já nesta época, a escolha dos devotos foi à Nossa Senhora da Saúde. A imagem foi doada por José Dembogurski, que trouxe a Santa do Rio Grande do Sul (a mesma que permanece na igreja da comunidade até hoje), da mesma forma, o altar feito a partir de um grande tronco de madeira segue conservado na capela.

Foi a sugestão de um padre da época que elegeu o nome de Linha Bellon, pelo fato da família Bellon ser bastante numerosa na comunidade.

Mais tarde então, Orlando ajudou na construção da primeira igreja e sempre se dedicou aos serviços da comunidade. Gostava muito de auxiliar nas festas, nos bailes e promoções, ajudando principalmente a assar carne, sempre contando muitas histórias e sorrindo com os amigos, vizinhos e familiares.

Sua principal atividade sempre foi a agricultura, o trabalho da roça e a lida com os animais, mas sua principal alegria eram as caçadas.

Orlando faleceu em 03 de dezembro de 2014 com 75 anos, deixando como legado um exemplo de vida e de dedicação.

é desta forma que a comunidade de Linha Bellon escolheu para receber a placa honrosa em forma de homenagem.

HISTóRICO DE JOSé DEMBOGURSKI

José Dembogurski, nasceu em 05 de Abril de 1930 na cidade de Três de Maio RS.

Casou-se com Amábile Bellon em 16 de Outubro de 1954 e juntos tiveram 13 filhos: Luiz, Laurindo, Lucídio, Laurí, Hilário, Loacir, Lurdes, Lúcia, Ilena, Lídia, Leocádia, Liane, Maria Inês (in memorium). Destes filhos, resultaram 23 netos e 10 bisnetos.

Chegou ao Paraná na Linha Bellon, no ano de 1962. Sendo um dos pioneiros desta localidade, auxiliou muito no fortalecimento da comunidade juntamente com o vizinho Orlando Bellon. Desde o primeiro barraco de madeira até a edificação da primeira igreja de Nossa Senhora da Saúde (imagem que José Dembogurski trouxe do RS e que permanece na comunidade atualmente), da mesma forma o altar em madeira. Foi também, um dos fundadores do Esporte Clube Bota Fogo da Linha Bellon.

Além dos trabalhos na agricultura, José tinha serraria e olaria. Desta pequena olaria, construiu os tijolos para a construção dos alicerces da própria moradia, que inclusive também permanece na propriedade da Vinícola Dembogurski até os dias de hoje.

O casarão também serviu de bolicho, na época conhecido por vender secos e molhados (grande sortimento de mercadorias de primeira necessidade).

Ainda, cultivava cana de açúcar e fabricava cachaça de alambique.

José Dembogurski faleceu em 04 de Dezembro de 1998 com 68 anos.

Em razão de toda a sua trajetória, recebeu esta homenagem.

Mais fotos em nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/serranopolisdoiguacu/posts/1483477215092634