Serranópolis adota nova metodologia para monitoramento do Mosquito da Dengue
As ovitrampas são armadilhas para capturar os ovos do mosquito, ajudando a estimar o índice de infestação
Secretaria de Saúde
qua, 02 abr 2025 - 17:27

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Endemias, implementou em março uma nova metodologia para o monitoramento entomológico do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa tem como objetivo aprimorar o controle da infestação e auxiliar na tomada de decisões para combate ao vetor.
O método adotado é a instalação de ovitrampas, armadilhas projetadas para capturar ovos do mosquito. Trata-se de um vaso preto, identificado e preenchido com água parada, onde uma paleta de madeira (Eucatex) é inserida para facilitar a deposição dos ovos.
As armadilhas são posicionadas ao redor das casas a no máximo 1,5 metro do solo e permanecem no local até a data da coleta, realizada por profissionais capacitados.
A análise é feita a partir da contagem dos ovos retidos na paleta, que são examinados com o uso de microscópio. Essa estratégia permite estimar o índice de infestação com maior precisão, possibilitando intervenções mais eficazes nos pontos mais afetados.